AS ALERGIAS

OS TIPOS DE ALÉRGENOS

De forma simples e didática, podemos descrever a reação alérgica como uma resposta exagerada do organismo a um determinado antígeno (alérgeno).


Informações 

Entre os alérgenos mais comuns encontram-se os alimentares como: amendoins, leite, ovos, alguns frutos do mar como os crustáceos, glúten, entre outros. Há ainda aqueles presentes em antibióticos (penicilina, tetraciclina), em algumas vacinas, em venenos (de abelha, vespa, cobra), substâncias químicas, etc.

Uma pessoa que tem alergia é exageradamente reativa a uma substância que, geralmente, é bem tolerada pela maior parte das pessoas.

Todas as reações alérgicas provocam algum tipo de dano aos tecidos. Tais reações ocorrem, em sua maior parte, poucos minutos após a exposição a um alérgeno. Por exemplo, um indivíduo com rinite alérgica, terá seu quadro exacerbado ou agravado minutos após ter se exposto a ambientes com acúmulo de poeira, poluição, fungos, etc.

Além das reações imediatas, citadas acima, há também aquelas conhecidas como: Reações de hipersensibilidade tardia. Estas, são assim chamadas, por se manifestarem geralmente de 12 a 72 horas após a exposição a uma alérgeno

COMO EVITAR OS ALÉRGENOS DA POEIRA

 

Quais são os diferentes tipos de alergias ?
Quando a reação alérgica ocorre no sistema respiratório, podemos ter desde de uma rinite alérgica até crises asmáticas de intensidades variáveis. Quando o órgão acometido é a pele, podemos ter desde de pequenas manchas avermelhadas como reações alérgicas à picada de insetos até reações urticariformes gigantes.

Como evitar as alergias?
Quando se conhece o responsável pela alergia como, por exemplo, em uma alergia alimentar, basta evitar o alimento na dieta. Quando o agente está presente no ar como a poeira ou fungos, podemos tentar reduzir o seu contato através do que chamamos de controle ambiental. Este consiste em cuidados diversos para diminuir o contato com os alérgenos no ambiente domiciliar, como por exemplo o uso de protetores plásticos de colchão e travesseiros, de pano úmido diariamente nos pisos da casa, a troca das cortinas por persianas etc. É possível também diminuir aos poucos a sensibilidade do indivíduo ao(s) alérgeno(s) através de imunoterapia (vacinas específicas) realizada com supervisão médica.

A influência do clima
O inverno é a época em que mais se agrava a freqüência de crises respiratórias, incluindo a asma. O tempo mais seco diminui as defesas e secreções das vias aéreas, deixando-as mais vulneráveis aos alérgenos. O frio e o fenômeno das inversões térmicas dificultam a dispersão de poluentes do ar, o que facilita a inalação de agentes que causam alergias. Além disso, as pessoas tendem a passar mais tempo em locais fechados e com maior aglomeração, o que facilita o contato com os alérgenos.

No verão, as alergias respiratórias tendem a melhorar com o tempo mais firme e maior umidade do ar, porém, aparecem nesse período as alergias cutâneas e as de contato por

 

MANTENDO A BOA SAÚDE

 

  • Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador . ;Ele é uma agressão ao organismo; 2- Alimente-se a cada três horas, em pequenas quantidades . 3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível . 4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana . Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte
  •  Evite ficar nervoso . Em situações de stress, boceje e espreguice-se . 6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação . Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e esqueça-se da vida. 7- Tome ao menos dois banhos frios por dia . Esse hábito é energizante. (se não fôr capaz, finalize seu duche ou banho com um jacto de água fria ascendente, a começar no pé esquerdo e a terminar na mão direita) 8- Nenhum tratamento funciona se não se abandonarem vícios e se não se adquirirem hábitos de higiene de vida .
  •  Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles . Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre. 10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente . 11 - Faça elogios com mais freqüência . Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.
  •